-
Arquitetos: IARA
- Área: 42 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Huien Song
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na Vila de Fengwu, na cidade de Huangshan, China. Como a área mais bem preservada das vilas tradicionais no sul de Anhui, o condado possui ricas paisagens naturais e patrimônio cultural. No entanto, a Vila de Fengwu enfrenta desafios comuns, incluindo a diminuição da população, o envelhecimento demográfico e a preservação limitada de edificações antigas. Em 2023, iniciamos o projeto de revitalização rural "Fengwu JI". A iniciativa adota uma perspectiva internacional, focando em características locais e empregando métodos como "micro renovações" e construção da cultura rural. O objetivo é promover esforços coletivos, enriquecendo e revitalizando a vida dos moradores de Fengwu e da comunidade rural em geral. O "Corredor Huizhou" é um dos subprojetos dentro dessa iniciativa.
O projeto está localizado em uma antiga rua no núcleo da vila. Com aproximadamente 16 metros de comprimento, ela é um espaço de tráfego crucial e a "sala de estar ao ar livre" dos moradores. Os volumes bem preservados ao longo da rua, supostamente construídos na Dinastia Qing, narram a história e a cultura da vila. A rua serve como um espaço central para socializar, apresentando um pavilhão chamado Jixiang Ting, ou Pavilhão da Sorte, em uma de suas extremidades, onde os moradores se reúnem para comer e conversar, desfrutando da brisa fresca durante o verão.
O objetivo do "Corredor Huizhou" deriva de entrevistas com os moradores, lembrando a existência de becos cobertos que ofereciam abrigo em dias chuvosos. A perda dessa experiência espacial causou inconveniências na vida diária, com toldos improvisados sendo esteticamente desagradáveis e de curta duração. A nova viela coberta combina tradições locais, necessidades contemporâneas e avanços tecnológicos para criar uma experiência pública contínua e se tornar parte da memória coletiva da vila.
Respeitando e protegendo as edificações antigas, o projeto utiliza madeira laminada cruzada pré-fabricada (CLT) como material estrutural. A CLT oferece benefícios como distribuição uniforme de tensão, resistência leve, conservação da madeira e sustentabilidade. O sistema estrutural utiliza treliças de madeira de pequena seção, com bases mínimas tocando o solo para proteger o ambiente existente. A estrutura da treliça se adapta bem às variações de largura do beco. Toda a madeira estrutural pode ser levantada manualmente, evitando equipamentos grandes, e as conexões entre os materiais são facilitadas por parafusos para montagem rápida no local.
Foram escolhidas chapas de poliéster ondulado transparente para o material da cobertura, a fim de fornecer luz natural. O espaço triangular irregular na viela foi transformado em uma área de estar com paisagem, oferecendo aos moradores um espaço confortável para relaxamento e interações sociais. O "Corredor Huizhou" tornou-se um espaço público multifuncional. Em essência, ele é uma iniciativa de "micro renovação" na Vila de Fengwu que insere suavemente uma nova rua coberta, proporcionando aos moradores escolhas adicionais para a vida pública. Este projeto molda novas vidas e memórias para os moradores, ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio cultural no cerne de sua identidade.